Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Macrometas

As metas estabelecidas na PDP atendem ao propósito de indicar, com clareza, o sentido e o alcance da política, atuando como elemento de coordenação de expectativas na economia brasileira, além de permitir o acompanhamento
periódico dos resultados obtidos para obter maior eficiência da política.

A meta da PDP é elevar a participação do investimento fixo no PIB para 21% em 2010, o que exigirá um crescimento médio anual de 11,3% da Formação Bruta de Capital Fixo – FBCF para o período 2008-2010, considerando um crescimento projetado de 5% ao ano.

Macrometa Investimento

 
Para o objetivo de estimular a inovação, foi estabelecida uma meta para o dispêndio privado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é captar os investimentos das empresas em atividades sistemáticas, destinadas a ampliar o estoque de conhecimentos e seu uso em novas aplicações. A meta da PDP é elevar este percentual para 0,65% em relação ao PIB em 2010, o que requererá um crescimento médio anual de 9,8% nos gastos privados em P&D da indústria brasileira.

Macrometa Inovação

 

Essa Macrometa refere-se à inserção internacional do Brasil. Para esta meta, foi utilizado o indicador de participação do Brasil no comércio internacional, prevendo-se um crescimento das exportações de produtos brasileiros acima da expansão do comércio mundial. Para 2010, o objetivo é aumentar a participação do País nas exportações mundiais para 1,25%.

Macrometa Exportações


A meta de participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas exportações brasileiras é utilizada como síntese da competitividade das empresas, da sua capacidade de sobrevivência e de seu potencial de crescimento.

Considera-se que, quando as MPEs se habilitam a competir no mercado externo, obtém-se um maior índice de formalização, muitas se engajam em atividades inovativas para conquistar mercados, e observa-se crescimento do faturamento e do emprego.

A meta é aumentar em 10%, o número de MPEs exportadoras até 2010, o que corresponde a 12.971 empresas exportadoras.

Macrometa MPEs



    Coordenação Geral

  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

    Secretaria Executiva

  • Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
  • Banco Nacional do Desenvolvimento
  • Ministério da Fazenda

© Copyright 2010 PDP. Todos os direitos reservados.